Vlamir de Sousa Silva. Pintura da Exposição “No Rastro do Cangaço" (2018), óleo sobre tela. Dimensões desconhecidas. |
- O Cangaço
Representou um fenômeno social ocorrido no nordeste do país, com maiores concentrações nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Ceará, durante os séculos XIX e XX. Se tratou de cangaceiros, grupos de nômades armados que viviam em bandos, que demostravam, agressivamente, suas insatisfações pelas condições precárias em que a maior parte da povo nordestino se encontrava, visto que, o poder estava concentrado nas mãos dos oligarcas.Têm-se bastante no imaginário popular, que os cangaceiros eram os "heróis do sertão", só que a realidade é outra, muitas vezes os cangaceiros trabalhavam para os senhores e não para desfortalecer eles, como muito se acredita. Dessa forma, quem mais sofreu contra eles foi a população humilde, que não tinham meios de se defender deles. O relacionamento entre cangaço e população muitas das vezes era bem violento e autoritário, ainda tendo a questão de em algumas ocasiões, a população era vista pelos cangaceiros como inimigos, visto que, estavam a prontos para entrega-los a polícia quando fosse necessário, mesmo ocorrendo troca de favores entre eles.
Conhecidos como Rei e Rainha do cangaço, Lampião e sua esposa Maria Bonita, foram dois ícones do movimento cangaceiro. Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, nasceu em na cidade de Serra Talhada, Pernambuco. Foi ex-coronel da Guarda Nacional e passou por quase todos os estados do nordeste lutando. Maria Gomes de Oliveira, vulgo Maria Bonita nascida em 1911, foi a primeira mulher a participar do grupo, a qual lutou bravamente e ficando conhecida como a Rainha do Cangaço". Ambos foram brutalmente assassinados numa emboscada no dia 27 de julho de 1938 preparada pelas autoridades, na época governados por Getúlio Vargas, tendo suas cabeças e de seus companheiros expostas como prêmios; e somente em 24 de maio de 1965 as cabeças foram enterradas. A morte dos líderes significou o fim do movimento cangaceiro, visto que muitos de seus companheiros se entregaram às autoridades com medo de também serem degolados.
Adriano Santori. Lampião e Maria Bonita na Florada dos Ipês (2016), óleo sobre tela. 130cm x 80cm.- O Padre Cícero Cícero Romão Batista, importante líder nordestino, nasceu em 1844, no estado do Ceará. Foi um padre de origem humilde, que saindo do seu seminário recebeu uma paróquia em Juazeiro do Norte, no Ceará, paróquia essa que começou a prospera, levando até pessoas de outros estados a irem frequentar e conhecer. Cícero desenvolveu obras sociais que auxiliava bastante os mais necessitados, além disso era conhecido como "milagreiro", pelos milagres da hóstia que sangrou na boca de uma fiel e do seu boi milagreiro, o boi mansinho, que curava as pessoas quando tocavam nele. Padre Cícero, conhecido também como "Padim Cíço", ganhou grande adoração popular, vindo a se tornar prefeito da cidade de Juazeiro do Norte, ajudando a pequena cidade a ser emancipada. Cícero transformou um "distritozinho" em uma grande cidade do Ceará, isso na época gerou um certo balanço no poder oligárquico da região, causando um descontentamento aos políticos tradicionais da oligarquia, esses, decidem em 1913 promover um golpe ao padre, tirando o da prefeitura. Contudo, com medo de que essa movimentação pudesse vir a se tornar uma revolta igual a do contestado, que estava acontecendo na época, eles decidem trazer de volta o padre para comando da prefeitura de Juazeiro do Norte. Iúrio Nascimento. Ilustração de Padre Cícero (2021). |
- Algumas Curiosidades:
- Jesuíno Brilhante é conhecido como o primeiro cangaceiro, tendo atuado na época que o Brasil ainda era Império. Ou seja, o cangaço não foi um fenômeno exclusivamente do período republicano, de forma que, foi na República que ele sofreu algumas transformações e adquiriu maior força.
- O cagaço também ficou conhecido como banditismo social, pelo fato de seus integrantes tirarem as riquezas das pessoas que na época eram ricas e compartilhando-as com os menos favorecidos, meio que um sinônimo da história de Robin Hood. Eles apresentavam a ideia de que todos deveriam ter as mesmas riquezas, proclamando a não existência de desigualdades. Contudo, este fato pode acabar confundindo alguns levando-os a crer que tais criminoso eram a todo momento heróis, sendo que na verdade, muitos cangaceiros tinham como objetivo ser o mais ricos que conseguissem.
- Padre Cícero acabou sendo excomungado pelo papa, acusado de mistificação e heresia, sendo punido com a suspensão de ordem, em 1894. Inconformado, ele se dirigiu até Roma, em 1898, conseguindo então uma reconciliação parcial com a Igreja, sendo absolvido pelo papa Leão XIII, mas continuou proibido de celebrar missas. Entretanto, em dezembro de 2015, a Igreja Católica, por intermédio do Papa Francisco, emitiu um documento que perdoava o padre pelas punições.
Referências e Fontes de Conhecimento:
- Aula de história do professor Vanderlei Marinho Costa - 26/03/2021
- https://www.todamateria.com.br/cangaco/
- https://vaconferir.com.br/estatua-de-padre-cicero/
- https://educacao.uol.com.br/biografias/klick/0,5387,1806-biografia-9,00.jhtm#:~:text=Acusado%20de%20mistifica%C3%A7%C3%A3o%20e%20heresia,continuou%20proibido%20de%20celebrar%20missas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário