quinta-feira, 18 de março de 2021

Fatos e Curiosidades do Sistema Republicano no Nosso País


Benedito Calixto. Proclamação da República (1893), óleo sobre tela123,5 cm x 200 cm.

     A história da república brasileira é marcada por uma série de irregularidades, desde um monarquista assumindo a primeira presidência da república, por ser uma possível liderança carismática, à quase 40 anos de um governo só com presidentes de São Paulo e Minas Gerais.  Para iniciarmos as atividades neste blog, antes de cairmos de cabeça na história das 5 ou 6 Repúblicas do Brasil, começamos com alguns pontos históricos sobre nosso sistema político.

     Atenção: A história do Brasil não é para amadores, certifique-se antes de ter "culhões" para os seguintes conhecimentos e fatos que serão expostos neste post e nos que estão por vir, até então, uma boa leitura.

  •  A  primeira república brasileira aconteceu nos anos de 1889-1930 e é conhecida como República Velha ou República Oligárquica, por ter sido uma república exercida por um seleto grupo de pessoas em benefício de um seleto grupo de pessoas e iniciou-se com um golpe a monarquia. 
  • A nossa república surge, basicamente, consequente de problemas que o império brasileiro estava sofrendo na época e da aliança entre militares e civis contra a monarquia e do modo que ela lidava com esses problemas. Os civis, esses em maioria, ex-donos de escravos revoltados pelo descumprimento da palavra do imperador, que acordou em indenizar donos de escravos que aderissem à abolição da escravatura. Já os militares participaram, porque, se sentiam desprivilegiados com a monarquia, pelo ponto de vista político por não ocuparem cargos importantes, queriam participar mais da política do país, se sentiam mal pagos, entre outros fatores e começaram então a simpatizar nas ideias Positivistas do filósofo Augusto Comte e se organizar com os políticos republicanos da época.
  • Marechal Deodoro da Fonseca, monarquista, pessoa "próxima" de D. Pedro II, já vinha conhecendo os ideais republicanos positivista, inclusive seu amigo Benjamin Constant o incentivava a aderir, mas o marechal toma a decisão de apoiar, verdadeiramente, a queda do governo monárquico na manhã de 15 de novembro de 1889, após o imperador nomear Gaspar Silveira Martins, grande inimizade do marechal, como o novo Primeiro-Ministro do império. No fim das contas, a decisão de Fonseca aconteceu de forma que evitasse a posse de seu inimigo a um dos mais importantes cargos do governo.

  • Dentro da república velha tivemos duas "sub-repúblicas". De 1889-1894, a república foi presidida por dois marechais, Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, por isto esse período republicano recebe o nome de República da Espada
  •  Já de 1894-1930 tivemos um governo, o qual, por meio de acordos e corrupções, garantiu a alternância da presidência entre mineiros e paulistas por 36 anos. O acordo consistia em: um ano era um presidente paulista que se candidatava e era eleito e no outro um presidente mineiro. Esta, trouxe um maior enfoque aos cafeicultores de ambos os estados. Desta forma, é conhecida como a República do Café-com-Leite. Termina em 1930, com um golpe que inicia a Segunda República.

  • A segunda república marca o começo de uma nova era na política brasileira, especificamente, A Era Vargas que foi de 1930-1945.  Muitos acreditam que nesse período houve duas repúblicas, pois, em 1937 Getúlio Vargas aplica um golpe dentro do golpe criando o Estado Novo  e outorga uma nova constituição. O estado novo, ou Terceira República, foi uma república com certo formato ditatorial e fascista, caindo em 1945, também com um golpe.

  • Inicia-se a quarta república, conhecida por ter sido bem mais democrática que as anteriores, com uma crescente no número de eleitores e da criação de novos partidos políticos. É chamada de República Populista e foi de 1945-1964, terminando com um golpe militar.
  • Ditadura Militar de 1964, um dos momentos mais macabros da nossa história, caracterizado pela censura, sequestros e execuções por parte dos agentes governamentais brasileiros dessa época à população. Iniciou por uma articulação golpista fortalecida pelas conspirações contra o governo de João Goulart, onde era notório uma ascensão dos movimentos sociais, e pelo temor de civis e militares a uma possível ditadura comunista que estava por vir. Essa república ditatorial, torturou o povo brasileiro de 1964-1985.

  • A Nova República surge após o momento caótico, que foi a ditadura militar, e se estende até os dias atuais (1985-). E com ela, vários transformações democráticas foram feitas em nosso país, tendo uma crescente ainda maior no número de novos eleitores e da criação de novos partidos políticos, por exemplo. Mas, uma das mais relevantes transformações foi a criação da Constituição de 1988, que garante mais direitos sociais à população brasileira, mesmo que ainda falhe em algumas áreas como saúde, educação e o combate a corrupção.

     Após mais de 120 anos do sistema republicano no nosso pais, podemos fazer a consideração de que a instabilidade e os golpes são grandes marcas do período republicano nas terras tupiniquins.

- Algumas Curiosidades sobre a República Brasileira:

  • Nomes importantes da Arte Brasileira constantemente comentaram ou levaram em suas obras a ideia da república, que estava sendo implantada na época.  Temos como alguns nomes: Lima Barreto, Machado de Assis, Euclides da Cunha e Paula Prado.
  • Tivemos um total de 6 constituições em nossa república: 1891 (Brasil República), 1934 Segunda República), 1937 (Estado Novo), 1946, 1967 (Ditadura Militar) e 1988 (Constituição Cidadã), enquanto a maior potência mundial, Estados Unidos, tem apenas uma em toda sua cronologia histórica.
  • O Brasil já teve 37 Presidentes (excluindo os que não tomaram posse, como Tancredo Neves). Sendo 25 presidentes que chegaram ao poder pelo voto direto.
  • Desde que foi aprovada a emenda da reeleição, todos os presidentes conseguiram se reeleger. Sendo tais: FHC, Lula e Dilma (cassada).
  • Dois presidentes já sofreram um processo de impeachment: Collor em 1992 (renuncia) e Dilma em 2016 (cassada). Curiosamente, ambos são formados em economia.
  • A maioria absoluta dos presidentes do Brasil foram católicos. Apenas Café Filho e o militar Ernesto Geisel eram protestantes. Não se sabe ao certo a posição religiosa de Dilma. O atual presidente, Jair Bolsonaro, é fervorosamente cristão.
  • O brasão republicano, embora tenha sofrido reformulações brusca, ainda carrega símbolos adquiridos na monarquia, como o ramo de café e o de fumo.



Referências e Fontes de Conhecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

, All Rights Reserved | BLOG DESIGN BY: SADAF | EDITED BY: YAN VICTOR .